Loading…

O que as marcas não podem deixar de lado em datas comemorativas?

Alexandre Policarpo – Analista de Comunicação

Para as marcas, saber se anunciar em datas comemorativas costuma ser um desafio. Para os consumidores, saber o que comprar é o mais difícil.

Eu, como consumidor, me julgo a pessoa mais difícil de comprar presentes para alguém. Afinal, são várias opções, tantas lojas me bombardeando com supostas liquidações… mas, para mim, o fator decisivo não é esse.

Entre as empresas que me vêm à cabeça no momento decisivo de compra, algumas têm um espaço um pouco maior. O que elas fizeram para chegar até lá?

Conexão é a palavra

Veja só alguns exemplos e você começará a entender:

Vai dizer que você não se lembra da Coca-Cola no Natal, com toda uma família reunida em uma ceia, ao redor de uma mesa? Conscientemente ou não, aquele tipo de campanha publicitária mexe com a gente pelo contexto fraterno, feliz e familiar em que está inserido.

Ou, ainda, posso falar sobre a campanha de Dia dos Namorados d’O Boticárioem 2015. Eu, como adepto à diversidade nos meios de comunicação, fiquei tocado com a campanha feita pela rede de cosméticos – acho que não só eu, já que a campanha ganhou um prêmio publicitário.

Isso sem falar no Dia dos Paisou no Dia das Mães, né? No geral, as campanhas adotam um mesmo estilo: seguem um papel emotivo que conectam sua persona às temáticas que têm grande poder afetivo.

Saindo um pouco das datas afetivas, chegamos à Black Friday Netshoes – ou melhor, Black November. Além de itens com até 70% de desconto, a loja personalizou itens esportivos para seus clientes. O impacto que essa campanha gerou? Segundo a Exame, “a procura pelos serviços de personalização cresceu 214% na data, comparando com as três sextas que antecederam a ação.”

 

Várias outras campanhas poderiam ser listadas aqui. O que as une, de certa forma, é a conexão que as marcas conseguiram criar.

Conexão com o quê? Eu me atrevo a dizer que com as personas e com o contexto certo. Algumas marcas se conectam com seus públicos sabendo usar um momento específico a seu favor, e isso as diferencia em relação à concorrência.

É interessante ter em mente que apenas as vendas – ou a performance, nos termos do marketing – não é a única estratégia útil para as datas comemorativas. A conexão à audiência e ao contexto é a chave para complementar essa tática.

É essa conexão que a WorldSense proporciona para sua marca. Associando seu conteúdo ao texto de veículos de credibilidade, você fica conectado tanto ao que está sendo falado no momento quanto ao público interessado e engajado que o lê.

Se você ainda tem dúvidas dessa eficácia, saiba um pouco mais sobre 4 motivos para você adotar a WorldSense em sua estratégia de conteúdo!

Deixe uma resposta