Loading…

Conheça as principais formas de anunciar na internet

Alexandre Policarpo – Analista de Comunicação

Os negócios mudam, os veículos de comunicação também. Estão cada vez mais amplas as possibilidades de anunciar na internet, e, por isso, é necessário se manter antenado às novas alternativas de publicidade online que podem alavancar seus negócios.

Neste post, vamos apresentar as principais formas de se anunciar na internet como maneiras de alavancar seu negócio.

Antes de tudo: construa sua marca

Para que os anúncios sejam efetivos, é necessário que a marca do seu negócio esteja bem construída. A identidade é fundamental para que os recursos verbais e audiovisuais sejam usados de forma efetiva nas diversas plataformas existentes de publicidade online.

Como construção de marca, especificamente na web, entenda todos os seguintes aspectos:

  • estratégia política, com a missão, a visão e os valores do negócio;
  • posicionamento de marca, com base em público-alvo e objetivos;
  • identidade, feita com o nome, o slogan e a logotipo da marca;
  • site bem construído, que contenha informações sobre a empresa e possibilite conversões de leads;
  • estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada; e
  • presença em redes sociais que fazem sentido para o seu produto ou serviço.

São esses fatores que guiarão toda a criação de anúncios, em suas mais diversas formas, no ambiente online.

Agora, vamos aos anúncios online

O positivo é que todas as diversas maneiras de anunciar na internet funcionam com base na segmentação do público, ou seja, no público-alvo do seu negócio e na persona de sua estratégia de marketing.

O interessante é, também, trabalhar de forma integrada com todas essas diferentes maneiras de anunciar na web. Para que exista tal integração, é fundamental que a identidade do negócio tenha sido bem criada, como especificamos acima.

Cada uma das ferramentas que serão apresentadas a seguir também têm especificidades que poderão te impulsionar de diferentes formas, o que torna interessante que sua marca use pelo menos alguns desses diversos meios.

Vamos, então, apresentar algumas das principais formas de fazer publicidade online.

Palavras-chaves

Sabe quando você pesquisa algo no Google e os primeiros resultados são links com uma etiqueta escrito ‘Ad’ ou ‘Anúncio’? Isso significa que você pesquisou alguma palavra-chave que foi comprada por essa marca, cujo resultado te direciona para seu site institucional.

Esse processo pode ser feito pelo Google Adwords, e o preço das palavras-chaves variam de acordo com o volume de pesquisas que as contêm, feitas pelos usuários da plataforma de busca.

Posts patrocinados em redes sociais

Praticamente todas as redes sociais já estão permitindo anúncios de produtos e serviços. Se seu público é um frequentador assíduo de alguma delas, vale a pena investir uma quantia de dinheiro (que não é tão alta) para alcançá-lo.

Entre as redes sociais que já possuem esse serviço, os destaques são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter; e
  • LinkedIn.

Em todos esses exemplos, o conteúdo patrocinado por você aparecerá em um feed de notícias selecionado, com base nos seguidores afins dos seus públicos, nas curtidas deles e nos cookies gerados por eles, por exemplo.

Mas qual rede social é melhor para patrocinar seu post? Isso depende, principalmente, de dois fatores: a construção da identidade de sua marca e o local de presença do seu público-alvo.

Se sua marca tiver um posicionamento mais descontraído, por exemplo, muito provavelmente não faz sentido anunciar no LinkedIn, que segue uma linha mais corporativa. Da mesma forma que não faz sentido patrocinar um post no Twitter se seu público-alvo não está lá. Isso vale para todas as redes sociais e contextos.

Banners

Os banners são a forma mais clássica e ainda mais comum de anúncio online. No estilo de um outdoor offline, eles estão em portais que cedem parte de sua página para publicidades e podem ser gerados pela Google Ads e por outras empresas especializadas no ramo, como a AdChoices.

O que mais vem incomodando os usuários desses portais é a poluição visual que os banners têm gerado, aliada à agressividade que prejudica o acesso ao conteúdo. Isso tem ocasionado altas taxas de abandono dos sites e uma enorme ascensão dos Ad Blockers – bloqueadores desses anúncios que são instalados nos navegadores e não permitem que os usuários os visualizem.

Links contextuais

Uma forma de publicidade online inovadora está no mercado desde 2015: a inserção de links contextuais em conteúdos dos portais de credibilidade. Somos nós, da WorldSense, os responsáveis por essa novidade, que vem atraindo tanto jornais quanto anunciantes.

Funciona assim: uma notícia de um portal de credibilidade, que contém determinada palavra-chave relacionada ao negócio do anunciante, é selecionada por um sistema de machine learning da empresa. Uma curadoria humana, então, é feita nessa matéria, a fim de que um link complementar a ela seja inserido no próprio corpo do texto.

A segmentação, neste caso, está mais clara do que em todos os demais meios. A marca, com o conteúdo de destino, está no foco de um leitor engajado no assunto em questão. Ou seja, isso torna seu negócio referência nesse tema, aperfeiçoando ainda mais a construção da sua marca.

O ideal é que a página de destino tenha um conteúdo interessante que permeia o assunto, para engajar ainda mais a audiência. Por isso falamos, no início, sobre a importância do investimento em marketing de conteúdo – por meio de blogs da sua empresa, por exemplo.

Se você quiser fazer parte dessa estratégia de anúncio online, peça uma demonstração gratuitamente para a WorldSense e conheça essa inovação.

One thought on “Conheça as principais formas de anunciar na internet

Deixe uma resposta